quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mitos & Verdades - Parte I

Caros leitores,

   Os mitos em torno da gaguez são muitos e neste momento vamos tentar desmistificar alguns deles. Vamos colocar aqui algumas afirmações e perguntas muito frequentes relativamente a esta perturbação e vamos responder às mesmas.

1. Os gagos não são inteligentes.
    Realidade: Não há qualquer ligação entre a gaguez e a inteligência. (Mito)

2. O nervosismo provoca a gaguez.
    Realidade: O nervosismo não provoca a gaguez. Nem devemos assumir que os gagos têm tendência a ser nervosos, medrosos, ansiosos ou tímidos. As pessoas que gaguejam têm o mesmo conjunto de traços de personalidade que as pessoas que não gaguejam. (Mito)


3. A gaguez pode ser contraída por imitação ou por ouvir outra pessoa a gaguejar.
    Realidade: A gaguez não se contrai. Não se sabe ao certo quais são as causas exatas da gaguez, no entanto, estudos recentes indicam que o historial familiar (a genética), o desenvolvimento neuromuscular e o meio em que a criança está inserida, incluindo a dinâmica familiar, desempenham um papel importante no despoletar da gaguez. (Mito)

4. Quando um gago fica nervoso,  gagueja mais?
      Realidade: “Todos nós quando ficamos nervosos gaguejamos mais, suamos mais, ficamos pior” (Cláudia Regina). Por exemplo quando mentimos gaguejamos mais. (Verdade)

5. Ajuda dizer à pessoa para “respirar fundo antes de falar” ou para “pensar primeiro no que vai dizer”.

    Realidade: Estes conselhos só tornam a pessoa mais insegura, tornando a gaguez mais severa. As atitudes mais úteis a ter são: ouvir pacientemente o que a pessoa tem para dizer e falar calmamente. (Mito)

Sem comentários:

Enviar um comentário