quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mitos & Verdades – Parte II

Caros leitores,

     No seguimento de Mitos & Verdades (ver aqui), vamos continuar a desmistificá-los.
    Hoje vamos colocar aqui mais 5 mitos e verdades:

1. O stress causa a gaguez.
    Realidade: Tal como foi acima mencionado, estão envolvidos muitos fatores complexos. O stress não é a causa, mas pode ser um fator que agravar a gaguez. (Mito)

2. Pessoas gagas não gaguejam quando cantam?
    Realidade: Em parte é verdade, no entanto não é regra. “A linguagem acontece no hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto o canto, a poesia e outras atividades mais elaboradas acontecem no direito” (Leny Kyrillos). “É comum o gago conseguir cantar ou falar outro idioma sem gaguejar.”


3. O susto pode causar gaguez?
    Realidade: Não existe nenhuma prova científica que pregar um susto a alguém (por exemplo) cause gaguez. Esta confusão pode acontecer porque os pais podem relacionar a gaguez do filho com algum trauma. (Mito)

4. A gaguez começa sempre na infância?


    Realidade: “Toda criança, quando começa a falar, passa por uma fase onde ela gagueja como se estivesse experimentando as palavras” (Leny). Essa fase chama-se gaguez fisiológica e, ocasionalmente, pode progredir para um quadro de gaguez crónica. “Não é comum adultos ficarem gagos” (Leny). “O que acontece com frequência é algumas pessoas gaguejarem em situações de tensão.” (Verdade)



5. Ouvir música enquanto se fala ajuda a curar a gaguez?

    Realidade: O método utilizado pela personagem de Colin Firth no filme "O Discurso do Rei" é apenas um paliativo, não ajuda a acabar com o problema de uma vez por todas. “Pode até funcionar, mas ninguém consegue passar o tempo todo ouvindo música nas alturas” (Cláudia). “É uma técnica de mascaramento.” Por outro lado, o relaxamento da mandíbula a que a personagem é submetida na história está comprovado científicamente. (Mito)

Sem comentários:

Enviar um comentário